Documentação Condutor

Porquê perder tempo de repartição em repartição e guichet em guichet, quando pode ter alguém que o faça por si de forma eficiente e económica?

Se pretende renovar, obter uma segunda via ou substituir a carta de condução ou obter a transferência ou uma segunda via do título de registo de propriedade, tratar de livretes ou de qualquer outro ato administrativo semelhante, contacte-nos para obter o documento de que necessita sem perda de tempo.

O valor que paga por estes serviços é largamente compensada pelo tempo que economiza.

A carta de condução deve ser revalidada de acordo com as idades abaixo indicadas, para as diferentes categorias de veículos, e independentemente da validade averbada no documento.

Evite as filas de espera e utilize o prazo que a lei lhe concede, procedendo à revalidação da sua carta durante os 6 meses que antecedem o dia em que completa as idades obrigatórias. E tenha em atenção que o documento não pode ser renovado com mais de seis meses de antecedência.

Se deixar passar o prazo de renovação corre o risco de multa por circular com a carta de condução caducada. Após 2 anos sem que tenha revalidado a carta, terá de efetuar uma prova prática caso pretenda obter novo título de condução.  

Carta de condução obtida antes de 2 de janeiro de 2013:

1 - Condutores de veículos das categorias A, B, BE, A1 e B1 Aos 50, 60, 65, 70 anos e, posteriormente, de dois em dois anos, sem limite de idade; 

2 - Condutores de veículos das categorias C, CE, C1 e C1E Aos 40, 45, 50, 55, 60, 65, 68 anos e, posteriormente, de dois em dois anos, sem limite de idade; 

3 - Condutores de veículos das categorias D, DE, D1, D1E e da categoria CE, cujo peso bruto exceda 20.000 kg. Aos 40, 45, 50, 55 e 60 anos (a idade limite para estas categorias é 65 anos).  

Carta de condução obtida a partir de 2 de janeiro de 2013
(aprovação em exame prático de condução após 2 de janeiro de 2013):

1 - Condutores de veículos das categorias AM, A1, A2, A, B1, B e BE Aos 30, 40, 50, 60, 65 e 70 anos e, posteriormente, de dois em dois anos, sem limite de idade (exceção: quando a carta de condução é obtida entre os 25 e os 30 anos, os seus condutores estão dispensados de revalidar o título de condução aos 30 anos); 

2 - Condutores de veículos das categorias C1, C1E, C, CE e das categorias B e BE com averbamento do Grupo 2 Aos 25, 30, 35, 40, 45, 50, 55, 60, 65 e 70 anos e, posteriormente, de dois em dois anos, sem limite de idade (exceção: quando a carta de condução é obtida entre os 25 e os 30 anos, os seus condutores estão dispensados de revalidar o título de condução aos 30 anos); 

3 - Condutores de veículos das categorias D1, D1E, D e DE Aos 25, 30, 35, 40, 45, 50, 55 e 60 anos (exceção: quando a carta de condução é obtida entre os 25 e os 30 anos, os seus condutores estão dispensados de revalidar o título de condução aos 30 anos); Nota: A idade limite para estas categorias é 65 anos.  

Documentos

Para revalidar a carta de condução são necessários os seguintes documentos, a apresentar conforme procedimentos indicados em baixo e locais de atendimento:

  • Exibição do original da carta de condução;
  • Uma fotografia atual (tipo passe), a cores e de fundo liso e claro;
  • Exibição do original do documento de identificação ou fotocópia simples;
  • Apresentação do Número de Identificação Fiscal;
  • Formulário Modelo 1 IMT;* ver procedimentos 
  • Atestado Médico, emitido por qualquer médico no exercício da sua profissão, para:

a) condutores de veículos das categorias A, B, BE, A1 e B1, com idade igual ou superior a 50 anos;

b) condutores de veículos das categorias C, CE, D, DE, C1, C1E, D1 e D1E, bem como das categorias B e BE que exerçam a condução de ambulâncias, veículos de bombeiros, de transporte de doentes, transporte escolar e de automóveis ligeiros de passageiros de aluguer.

  • Certificado de avaliação psicológica favorável, emitido por qualquer psicólogo no exercício da sua profissão, para:

a) condutores do Grupo 2, com idade igual ou superior a 50 anos:

b) condutores de veículos das categorias C, CE, D, DE, C1, C1E, D1 e D1E

c) os condutores das categorias B e BE que exerçam a condução de ambulâncias, veículos de bombeiros, de transporte de doentes, transporte escolar e de automóveis ligeiros de passageiros de aluguer;  

O condutor receberá a nova carta em casa, por correio registado em mão!

Caso esta carta se destine a substituir uma outra, cujo prazo de validade ainda não tenha terminado, alerta-se que a carta anterior se encontra revogada, pelo que se recomenda que proceda à respetiva destruição. 

Valor: 

  • 30,00 € (para condutores de idade igual ou superior a 70 anos)
  • 45,00 € (para os restantes condutores)

Contacte-nos
Para mais informações, preencha o formulário abaixo. Será contactado o mais brevemente possível. Por favor, preencha todos os campos obrigatórios.

Sobre Formação Saraiva

A Formação Saraiva Lda. (FS) é uma empresa privada legalmente constituída a 28 de Abril de 2011, tendo como atividades principais a formação profissional e consultadoria na área dos transportes rodoviários.Como orientação estratégica, em parceria com uma entidade formadora externa, promovemos várias ofertas formativas devidamente reconhecidas.

Contactos

  • SEDE - Rua da União, n.º 41
    Calendário
    4760-686 Vila Nova de Famalicão
  • Filial - Rua de Linhares, n.º 960
    Custoias
    4460-758 Custoias - Matosinhos
  • 252 316 500
  •  917 899 737
  •  913 464 505 
  • formacao.saraiva@gmail.com
  •  Centro de Arbitragem